Edit Template

Porque é importante saberes se e quando ovulas?

A ovulação é O EVENTO do teu ciclo menstrual e oferece-te informação importantíssima sobre a tua saúde, quer queiras ou não engravidar!

A ovulação ocorre, aproximadamente, a meio do teu ciclo menstrual, embora a duração do ciclo possa variar de mulher para mulher. Durante este processo, o teu folículo dominante liberta um óvulo que viaja pela trompa de Falópio em direção ao útero. Se o óvulo for fertilizado por um espermatozoide durante esta viagem, a conceção ocorre e inicia-se a gravidez. Portanto, se queres engravidar, consegues perceber a importância de saberes quando ovulas. Mas qual é a mais valia se não queres engravidar?

Saber se e quando ovulas/ovulaste permite-te:

  • identificar a tua janela fértil, ou seja, os dias em que a probabilidade de engravidares é maior: queres engravidar? Então “disfruta” deste período! Não queres engravidar? Abstém-te de relações ou toma as devidas precauções durante este período.
  • prever quando a próxima menstruação vai ocorrer.
  • conhecer o teu ciclo menstrual, perceber em que fase do ciclo estás e a sua duração: em que fase do ciclo estás – lútea? Será que a alimentação e/ou a prática de exercício que costumas fazer no ínicio do ciclo é o que precisas nesta fase? Tens ciclos mais curtos ou mais longos? Costumas ter ciclos mais curtos e a ovulação ainda não aconteceu (“está atrasada”)? Olha para o teu dia-a-dia, algo precisa da tua atenção para que a ovulação aconteça. E tu que queres engravidar, será que a tua fase lútea tem a duração suficiente?
  • monitorizar a tua saúde reprodutiva: padrões irregulares de ovulação podem indicar a presença de outras doenças, como síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou disfunções hormonais.

 

Queres começar a monitorizar os teus ciclos e perceber quando a ovulação acontece? Começa por estar atenta aos sinais do teu corpo. Já alguma vez reparaste que o teu muco cervical muda em consistência e em quantidade ao longo do ciclo menstrual? Durante a ovulação, o muco cervical torna-se mais abundante e, normalmente, mais claro e elástico semelhante à clara do ovo. Outro sinal que o teu corpo te oferece é a temperatura basal que, após a ovulação, aumenta. Queres saber mais? Marca a tua sessão comigo através do meu site, ou envia-me email para te juntar à lista de espera.

Queres evitar uma gravidez, estás a tentar engravidar, ou queres simplesmente conhecer o teu ciclo e conectar com o teu corpo, então, a ovulação é um aspeto essencial!

Partilha este artigo...

Edit Template

Faz parte da minha lista de e-mail

Queres receber conteúdos exclusivos, ofertas e dicas no teu e-mail? Faz parte da minha lista e não percas nada. Prometo que não faço SPAM. 😉

Estás inscrit@! Ops! Algo correu mal, por favor tenta novamente.
Edit Template
Translate »