Edit Template

O que precisas de saber sobre o Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é uma dança hormonal super sincronizada entre o nosso cérebro, ovários e útero. Esta dança ocorre todos os meses no sistema reprodutor feminino, preparando o nosso corpo para a possibilidade de uma gravidez.

  1. Menstruação:  marca o início do ciclo menstrual. Esta fase é caracterizada pela descamação do revestimento uterino, o que resulta no sangramento menstrual que vemos no início do ciclo. Esta fase dura, normalmente, cerca de 3 a 7 dias, embora sejam comuns variações individuais.
  2. Fase Folicular: inicia-se após a menstruação. Nesta fase, a glândula pituitária no cérebro liberta a hormona folículo-estimulante (FSH) que estimula os ovários a produzir folículos. Estes folículos contêm óvulos imaturos que, à medida que se desenvolvem, libertam estrogénio, que ajuda a engrossar o revestimento uterino em preparação para a potencial implantação de um óvulo fertilizado. A duração desta fase é variável e termina quando a ovulação acontece.
  3. Ovulação: ocorre, normalmente, a meio do teu ciclo menstrual quando um óvulo maduro é libertado do folículo dominante de um dos teus ovários. A ovulação é desencadeada por um aumento da hormona luteinizante (LH) no teu cérebro, que provoca a rutura do folículo dominante e a libertação do óvulo para a trompa de Falópio, onde pode ser fertilizado por um espermatozoide.
  4. Fase Lútea: inicia-se após a ovulação. Nesta fase, o folículo que libertou o óvulo transforma-se numa estrutura chamada corpo lúteo. O corpo lúteo produz progesterona, uma hormona que ajuda a manter o revestimento uterino e a suportar uma potencial gravidez. Se a fertilização não ocorrer, o corpo lúteo desintegra-se, os níveis de progesterona caem e o ciclo menstrual recomeça com a menstruação (descamação do revestimento uterino). A duração desta fase é, normalmente, fixa e dura cerca de 10 a 14 dias, sendo que algumas mulheres podem registar variações. Uma fase lútea mais curta, com menos de 10 dias, pode representar desafios para a conceção ou desequilíbrios hormonais subjacentes. Uma fase lútea mais longa, com mais de 18 dias, pode significar gravidez.

 

O ciclo menstrual é um processo incrível que espelha a saúde feminina, de uma forma holística! Ao monitorizarmos o nosso ciclo menstrual, obtemos informações valiosas sobre a nossa fertilidade, equilíbrio hormonal e saúde em geral. Alterações na duração do ciclo, no fluxo menstrual, e nos sintomas associados a cada uma das fases do nosso ciclo podem ajudar-nos a identificar potenciais irregularidades ou problemas de saúde, e agir de forma proactiva e empoderada.

Partilha este artigo...

Edit Template

Faz parte da minha lista de e-mail

Queres receber conteúdos exclusivos, ofertas e dicas no teu e-mail? Faz parte da minha lista e não percas nada. Prometo que não faço SPAM. 😉

Estás inscrit@! Ops! Algo correu mal, por favor tenta novamente.
Edit Template
Translate »