Edit Template

8 Mitos sobre Saúde Menstrual

O ciclo menstrual é um aspeto natural e essencial da nossa saúde feminina, frequentemente acompanhado por mitos e ideias erradas. Neste artigo vou desmistificar alguns dos mitos mais comuns sobre o ciclo menstrual.

 

MITO Nº1 – Não podes engravidar se tiveres relações sexuais durante o período

Embora a probabilidade de gravidez durante a menstruação seja menor, é possível engravidar, especialmente para as mulheres com ciclos mais curtos. Como? Os espermatozoides podem sobreviver no teu corpo até 5 dias, aumentando as hipóteses de conceção se a ovulação ocorrer pouco depois do fim da menstruação.

MITO Nº2 – Dores menstruais são normais

Podemos sentir algum desconforto durante a menstruação, mas dores severas e incapacitantes não são normais (dismenorreia). Estas dores podem indicar a presença de outras doenças (ex: endometriose).

MITO Nº3 – Um ciclo menstrual normal tem 28 dias e a ovulação ocorre ao 14º dia

Um ciclo com uma duração entre os 25 e os 35 dias é considerado normal. Quanto à ovulação, ela precisa de condições ideais para ocorrer! Alterações à tua rotina (ex: férias/viagens), stress, doença, certos medicamentos e, muitos outros fatores do dia-a-dia poderão atrasar a tua ovulação.

MITO Nº4 – Tens o período enquanto tomas a pílula

A pílula supressa a ovulação e, portanto não há ciclo menstrual! O sangue que surge na semana da pausa tem o nome de hemorragia de privação em resultado da ausência das hormonas sintéticas que compõem a pílula.

MITO Nº 5 – A pílula regula os teus ciclos menstruais

Já disse que a pílula supressa a ovulação? Sem ovulação não há ciclo menstrual! A pílula coloca todo o teu ciclo em “pausa”. Quando deixam de tomar a pílula, algumas mulheres queixam-se do regresso de vários sintomas que tinham antes de iniciar a pílula (por exemplo a irregularidade dos ciclos). A pílula não resolve, a pílula coloca todo o sistema “em pausa”.

MITO Nº 6 – Podes engravidar todos os dias do ciclo

Para engravidar é preciso um óvulo, espermatozoides, muco cervical e relações sexuais. Durante a ovulação, um óvulo é libertado e fica disponível para fertilização entre 12 a 18 horas. Considerando que os espermatozoides podem viver até 5 dias no teu corpo na presença de muco cervical fértil, estás fértil apenas 6 dias por ciclo.

MITO Nº 7 – A TPM é apenas uma alteração de humor e não um sinal de um potencial problema de saúde

A Tensão Pré-Menstrual pode englobar uma série de sintomas físicos e emocionais que afetam significativamente a nossa qualidade de vida (TPM grave). Nestes casos poderá ser necessário a intervenção médica.

MITO Nº 8 – A Menstruação é o único sinal de um período saudável

A menstruação dá-nos informação sobre a nossa saúde menstrual, mas não é o único indicador. Fatores como a regularidade menstrual, a duração das fases folicular e lútea ou os sintomas associados também nos dão informação sobre a nossa saúde menstrual. Um período saudável engloba muito mais do que a ocorrência de menstruação.

Partilha este artigo...

Edit Template

Faz parte da minha lista de e-mail

Queres receber conteúdos exclusivos, ofertas e dicas no teu e-mail? Faz parte da minha lista e não percas nada. Prometo que não faço SPAM. 😉

Estás inscrit@! Ops! Algo correu mal, por favor tenta novamente.
Edit Template
Translate »