Edit Template

O Ciclo Menstrual como Sinal Vital

Sim, à semelhança da frequência cardíaca, pulso, tensão arterial e temperatura, o nosso Ciclo Menstrual é também um sinal vital! 

O Ciclo Menstrual é mais do que o intervalo entre o início e o fim de uma menstruação. É um complexo sistema, orquestrado de forma inteligente, que espelha a nossa saúde. Isto porque o ciclo menstrual é controlado por hormonas que são sensíveis a vários factores como o stress, padrões de sono, alimentação, exercício, emoções e até mesmo doenças. Estas hormonas são substâncias que atuam como pequenos mensageiros supersónicos, trazendo e levando informação vital para que os nossos corpos (mental, físico e emocional) funcionem da forma mais afinada possível. As hormonas que integram o ciclo menstrual não são exceção. Sabias que as hormonas que regem o ciclo menstrual derivam do colesterol? Sim, da gordura! E, por falar em gordura, todo este sistema inicia no órgão do corpo mais rico em gordura: o cérebro.

Sem uma estreita ligação entre o cérebro (hipotálamo + hipófise) e os ovários não há ciclo menstrual! Da mesma forma, se a comunicação entre o cérebro e as restantes glândulas que compõem o nosso sistema endócrino (hormonal), como por exemplo a tiróide, supra renais ou mesmo o pâncreas, não estiver “sob rodas”, o ciclo menstrual é afetado.

Pensa no teu ciclo menstrual como uma bússola que te guia e te diz onde deves colocar a tua atenção e energia. O nosso corpo fala connosco através do nosso ciclo menstrual, e se não o ouvirmos grita, manifestando-se em dores menstruais, ciclos irregulares, ciclos anovulatórios e/ou outros problemas ou doenças.

“Ao despertarmos para a importância de conhecer o nosso corpo e sintonizar com o nosso ciclo, conseguimos estar atentas a estes pequenos sinais que nos revelam tanto sobre nós!”

Partilha este artigo...

Edit Template

Faz parte da minha lista de e-mail

Queres receber conteúdos exclusivos, ofertas e dicas no teu e-mail? Faz parte da minha lista e não percas nada. Prometo que não faço SPAM. 😉

Estás inscrit@! Ops! Algo correu mal, por favor tenta novamente.
Edit Template
Translate »