Edit Template

O que deves saber sobre saúde intestinal?

Uma boa saúde intestinal refere-se à digestão e absorção adequadas dos alimentos, e ao equilíbrio das bactérias benéficas no nosso microbioma intestinal.  Se não cuidares da tua saúde intestinal, podem surgir vários problemas como

  • Deficiências nutricionais e alterações de peso
  • Desregulações emocionais (ansiedade, depressão, etc)
  • Mau funcionamento do cérebro (uma má saúde intestinal tem sido associada a uma maior probabilidade de vir a desenvolver Alzheimer, por exemplo)

 

Conhecer os sinais de uma má saúde intestinal é, assim, crucial para garantir a tua saúde e o teu bem-estar geral! Quais os sinais de alerta?

  1. Diminuição da função imunitária: Um indicador importante de que o teu intestino precisa de ser nutrido é o declínio da função imunitária. Este declínio pode traduzir-se no facto de ficares doente com mais frequência, a recuperação ser mais demorada, ou até mesmo uma redução/ausência de efeito dos tratamentos habituais.
  2. Desequilíbrio hormonal: As hormonas são mensageiros químicos que regulam todas as funções e processos do teu corpo. Quando as hormonas estão em desequilíbrio, podes sentir alterações de humor, aumento de peso, “falta de apetite sexual”, problemas de fertilidade, perda de sono, etc.
  3. Intolerâncias e/ou sensibilidades alimentares: dores de barriga, diarreia, gases, dores de cabeça… a lista continua! As intolerâncias/sensibilidades alimentares são a forma do teu corpo dizer “Estou a ter dificuldades em decompor este alimento”.

 

Como podes suportar então o teu intestino e prevenir estes problemas? Podes começar com pequenas mudanças na tua dieta e no teu estilo de vida. Pequenas mudanças como adicionar mais frutas, legumes, vegetais e fibras às tuas refeições, priorizar o sono, reduzir o stress diário e garantir uma hidratação ativa podem fazer milagres!

Partilha este artigo...

Edit Template

Faz parte da minha lista de e-mail

Queres receber conteúdos exclusivos, ofertas e dicas no teu e-mail? Faz parte da minha lista e não percas nada. Prometo que não faço SPAM. 😉

Estás inscrit@! Ops! Algo correu mal, por favor tenta novamente.
Edit Template
Translate »